Perguntas Frequentes

Resolução de contratos nas compras à distância (www.escapetec.pt)

Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após data da entrega da encomenda, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.
Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, e o valor de portes pago na encomenda não é creditado.

Na livre Resolução de Contrato em encomendas efetuadas nas quais o cliente usufrua de portes grátis, os encargos de devolução são da responsabilidade do consumidor.

 

Condições de aceitação de Devoluções/Trocas
Apesar de serem aceites devoluções/trocas nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem as seguintes condições:

  1. O artigo devolvido tem de estar intacto e sem qualquer marca/dano de uso;
  2. Terás de devolver o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios imaculados;
  3. Juntamente com o bem devolvido, terás de juntar a fatura onde consta esse mesmo artigo;
  4. Deves guardar todas as embalagens e acessórios dos produtos adquiridos, pelo prazo de pelo menos 30 dias. Ao guardar estás a garantir uma melhor integridade do produto no serviço de pós-venda.

No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca, de acordo com o Artigo 14.º nº 2 do DL n.º 24/2014.

Produtos NÃO aceites para Devoluções/Trocas
Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza não podem ser aceites para devoluções/trocas de acordo com o Artigo 14.º nº 2 do DL n.º 24/2014:
 

  1. Não são aceites trocas ou devoluções de auriculares/auscultadores/headsets, baterias, cartões de memória, discos externos, semicondutores, transformadores de linhas, ópticas laser, soldadura, consumíveis/produtos desgaste, produtos de higiene ou software;
  2. Não são aceites trocas ou devoluções de televisões, portáteis, telemóveis, smartphones, smartwatchs ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados;
  3. Grandes e Pequenos Eletrodomésticos, depois de instalados/encastrados;
  4. Produtos instalados (por exemplo, softwares);
  5. Produtos que tenham sido ativados.
     

Pedido especial de cliente
Após a EscapeTec realizar a encomenda de um(uns) produto(s) ao(s) fornecedor(es) a pedido especial de um cliente, a mesma não se responsabiliza pela não satisfação do produto(s) como recusa automática e a sua devolução, visto que houve informação/aceitação/acordo nas características/especificações do(s) produto(s).
 

Formas de reembolso de Devoluções
Caso pretendas o reembolso nas compras Online, o mesmo será feito pela mesma via do pagamento inicial. A ESCAPETEC® fará o reembolso do valor pago pelo artigo assim que seja feita a verificação técnica do estado do produto e verificação do cumprimento das condições acima descritas (Ponto 1).
 

Dar início ao processo de Devolução/Troca
Para dares início ao processo de devolução/troca basta enviares um e-mail para geral@escapetec.pt, mencionando no pedido a causa da avaria ou o motivo da devolução.
Posteriormente, deves aguardar que seja atribuído o número de identificação RMA, e os procedimentos a seguir, para enviar o artigo via transportadora para a Sede da EscapeTec (Rua Rainha Dona Amélia, nº10 2ºDrt, 1675-209 Pontinha).
Estando o artigo em conformidade, o valor dos portes da devolução ficam a cargo do consumidor.

O que acontece se o artigo chegar danificado?

Todos os artigos são embalados com o máximo cuidado e vão protegidos dentro de caixas personalizadas por bolsas de ar e papel, com a respetiva cinta anti-abertura. Caso notes que a embalagem está danificada e sem a nossa fita adesiva personalizada, como também sem estar cintada deves contactar-nos imediatamente e trataremos de indicar-te quais os procedimentos a ter junto com o estafeta da transportadora.
Solicitamos que no momento de receção da encomenda à transportada, verifiques o estado da(s) caixa(s) e menciones sempre o que detetas durante a entrega, como por exemplo:

  • "Caixa danificada"; 
  • "Caixa com marcas de queda"

Deves indicar estas informações na folha de receção do motorista, bem como verificares sempre que possível no interior da(s) caixa(s) o conteúdo da tua encomenda, para que no caso de haver algum produto danificado ou em falta possa ser realizada de imediato uma reclamação do serviço e seja ativado o seguro para cobrir todos os estragos/furtos.
No entanto, após aceitação da encomenda e durante abertura da mesma, se detetares algum dano causado pelo transporte, terás que nos contactar via e-mail para geral@escapetec.pt de imediato (no próprio dia da entrega), detalhando com descrição e máximo rigor o(s) dano(s).
 

No caso de não obdeceres a este processo, a EscapeTec declina qualquer responsabilidade.
 

Garantia

Os artigos comercializados pela ESCAPETEC® estão abrangidos pelo regime de garantia legal. Antes de adquirires um bem, tem em mente os seguintes pontos:

  • A ESCAPETEC® é meramente um Distribuidor;
  • Todos os produtos comercializados não são fabricados por nós. No momento da venda, passamos para o Cliente a garantia desse(s) mesmo(s) produto(s);
  • Alguns produtos estão assinalados com um período de garantia superior ao estipulado por lei, que é de 3 anos. Após esse tempo, o processo de garantia terá de ser tratado diretamente entre Cliente e o Fabricante;
  • Em caso de dificuldades na instalação/utilização de algum produto, começa por certificar-te de que estás a seguir todas as instruções contidas nos Manuais de Instruções do Fabricante. Se o problema persistir, contacta diretamente o fabricante ou entra em contacto com o nosso departamento;
  • Em casos de RMA, a ESCAPETEC® compromete-se a dar o seu melhor para que o teu produto seja trocado o mais rapidamente possível. No entanto, deves ter em mente que o processo não depende exclusivamente do vendedor (ESCAPETEC®). Todos os produtos que dão entrada nas nossas instalações para RMA são testados e expedidos com a maior brevidade possível. Daí em diante, o processo passa a ser responsabilidade de fabricantes e fornecedores. Serás informado quando o mesmo for expedido;
  • No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior. No entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do fornecedor/fabricante. Poderá igualmente ser efetuada a nota de crédito para que  possas adquirir outro(s) artigo(s) na nossa loja;
  • Os pedidos de RMA são efetuados através do envio de e-mail para geral@escapetec.pt. O incumprimento dos procedimentos descritos levarão à devolução do produto com despesas a cargo do Cliente;
  • Tem em atenção que qualquer alteração ao produto de origem INVALIDA A SUA GARANTIA. Por exemplo: 
  1. remoção dos autocolantes com número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva à garantia;
  2. adulterações provocadas por VMODS;
  3. incorreta instalação de dissipadores em gráficas e memórias;
  4. processadores e motherboards com pinos partidos/tortos;
  5. produtos incompletos. 
  • Em todos estes casos o RMA é imediatamente RECUSADO;
  • Independentemente do equipamento ter ou não ter garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não seja detetada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorreta, poderá ser cobrada uma taxa para cobrir custos logísticos (35€);
  • Em nenhum caso a ESCAPETEC® poderá ser responsabilizada pela eventual perda parcial ou total de dados, programas ou software instalados nos produtos entregues para reparação;
  • O prazo aproximado da gestão pode variar de 4 a 6 semanas. A ESCAPETEC® trabalha maioritariamente com parceiros localizados fora do território português, pelo que poderá existir um atraso superior ao previsto para a conclusão do teu processo de garantia. Por esse motivo, e dada a distância geográfica e a complexidade do processo, poderá a entrega do artigo reparado/substituído, ou conclusão exceder o prazo legal.

Existem produtos que não estão ao abrigo da Garantia?

Sim, existem produtos/serviços que não estão cobertos pela garantia.


O que NÃO está coberto pela garantia?

  • O custo de transporte do(s) produto(s) avariado(s);
  • Danos provocados por uso indevido ou abusivo;
  • Danos provocados por transporte fora das embalagens originais;
  • Danos provocados por má proteção dos equipamentos;
  • Equipamentos abertos por entidades estranhas à ESCAPETEC®;
  • Equipamentos que tenham sofrido tentativas de reparação, ou mesmo reparação, fora dos nossos serviços de assistência;
  • Produtos Consumíveis sujeitos a desgaste (Baterias/Pilhas, Tinteiros, Toners ou Produtos Sujeitos a altas temperaturas).

Posto isso, a ESCAPETEC® não dá garantia, nem se responsabiliza pelos equipamentos danificados por deficiente manuseamento, instalação ou configuração. Também qualquer alteração ao produto original invalida a garantia.

No caso do produto não estar coberto pela garantia, poderá ser cobrado ao cliente 35€ (Iva Incluído à taxa em vigor) referente a análise e transporte do mesmo.

Pedidos de 2ª Via de Faturas / Correção de Faturas

Pedidos 2ª Via

Para pedidos de 2ª Via de Faturas, deverás enviar-nos o pedido através do e-mail geral@escapetec.pt


Correção/Alteração de faturas emitidas
Verifica a tua fatura e caso detetes algum erro ou necessidade de correção, dispões de um prazo de 3 dias úteis para nos reportar e solicitar a correção. Após este período, não nos é mais possível corrigir dados de documentos anteriormente emitidos.
 

Nota importante:

As faturas associadas a pagamentos efetuados através da Klarna não podem ser alteradas, uma vez que se tratam de empresas que gerem os pagamentos com facilidade de pagamento em prestações. Nestes casos, a fatura tem de permanecer exatamente conforme os dados aprovados no momento da transação.